Olá pessoal,
Hoje à noite na EJA I fizemos algumas coisas super legais. Finalmente começamos a 2ª e 3ª etapa do Projeto Viva-Verde, concluindo assim, o tripé coleta seletiva dos materiais recicláveis, horta e compostagem.
A partir da próxima semana, serão aplicadas atividades pedagógicas utilizando os três recursos didáticos.
Siga o roteiro da aula desta noite:
* Observação do local ( canteiros);
* Limpeza dos canteiros;
* Divisão de um dos canteiros com garrafa PET para a montagem da composteira;
* Colocação do material orgânico (restos dos alimentos da merenda);
* Distribuição da serragem sobre o material orgânico;
* Irrigação do material orgânico.
Acompanhe as fotos.
Um abraço,
Professora Sueli

sexta-feira, 20 de maio de 2011
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Happy Easter!!!
Páscoa é tempo de renovação, mudança de valores e atitudes em prol da vida!
Nesta Páscoa realizei com os alunos da EJA I a confecção da lembrança de Páscoa com caixas de leite em embalagem TETRAPAK. Este material reciclável na verdade é a mistura de papelão, plástico e alumínio e é descartada e encontrada tão facilmente no meio ambiente, principalmente nos mangues e áreas de restinga, trazendo inúmeros problemas ambientais.
Siga a execução e se quiser pode fazer para os seus alunos, familiares amigos etc. Você também poderá criar outras versões. Tudo dependerá da sua criatividade!
Jesus Ressuscitou!!!
Feliz Páscoa 2011!
Professora Sueli
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Referências Bibliográficas utilizadas com os alunos da EJA I
* A Embalagem e o Ambiente - Tetrapak
Meio Ambiente e Ecologia
Meio Ambiente e lixo
Meio Ambiente e Composição do Lixo
Gerenciamento Integrado do Lixo
Coleta Seletiva e Reciclagem
Metal
Ciclo de Vida do Metal
Vidro
Ciclo de Vida do Vidro
* Como fazer uma horta em casa - Material da Cargill (Projeto de Grão em Grão)
Meio Ambiente e Ecologia
Meio Ambiente e lixo
Meio Ambiente e Composição do Lixo
Gerenciamento Integrado do Lixo
Coleta Seletiva e Reciclagem
Metal
Ciclo de Vida do Metal
Vidro
Ciclo de Vida do Vidro
* Como fazer uma horta em casa - Material da Cargill (Projeto de Grão em Grão)
Arrecadação e Quantificação dos Materiais Recicláveis no 3° e 4º termos
Alunos Participantes da Arrecadação dos Materiais Recicláveis Domiciliares
"Passarinho que acorda cedo bebe água da fonte, fresca e limpa. "Provérbio Popular
Adebaldo da Rocha Gomes- 19 participações
Adriana Josefa da Silva - 05 participaçõesEliane Ferreira Bastos - 04 participações
Eliene Andrade de Oliveira - 01 participação
Evandro dos Santos Ribeiro - 13 participações
Gabriel da Silva - 01 participação
Jandira Pereira da Silva - 01 participação
José Aparecido- 03 participações
Jucenir Ferreira da Silva - 21 participações
Margarete Anselmo de Souza Novais -
Margarida Maria da Silva - 15 participações
Maria Auxiliadora dos Santos - 26 participações
Maria do Carmo Santos - 15 participações
Maria Luzanira da Silva Menezes - 05 participações
Maria Marcelina dos Santos - 07 participações
Neide Rodrigues de Sousa - 16 participações
Nilvanete Martins dos Santos - 02 participações
Ondina dos Santos - 06 participações
Rafael Caique Araujo -
Raimunda Rodrigues de Sousa -
Renilson Conceição de Luna - 04 participações
Ronaldo Adriano Praxedes da Silva -
Rosimar Maria de Oliveira - 02 participações
Rosineide da Silva - 01 participação
Samuel Dias Monteiro -
Simone Rocha Bulhões - 15 participações
Talita de Brito Ferreira - 05 participações
Wellington Ferreira da Silva - 03 participações
sexta-feira, 18 de março de 2011
Projeto Viva-Verde é iniciado na E.M. Mário Cerqueira Leite Filho com os alunos da EJA I
Boas-Vindas a todos os meus seguidores em primeiro lugar e aos visualizadores do Blog!
Finalmente, depois de alguns meses de descanso, consegui apresentar o Projeto Viva-Verde aos alunos do 3º e 4º Termo da Educação de Jovens e Adultos da E.M. Mário Cerqueira Leite Filho.
Há algum tempo estava planejando este início e hoje foi um dia particularmente especial.
Especial pelo fato de iniciar o Projeto com um público adulto, bem diferente das edições anteriores e ter que preparar ações e atividades didático-pedagógicas específicas ao meu novo público alvo...
Aguardem e acompanhem tudo o que irá acontecer!!!
Tem mais gente... É que hoje é sexta-feira! Sabe como é que é né?!
Abraço a todos,
Sueli
Finalmente, depois de alguns meses de descanso, consegui apresentar o Projeto Viva-Verde aos alunos do 3º e 4º Termo da Educação de Jovens e Adultos da E.M. Mário Cerqueira Leite Filho.
Há algum tempo estava planejando este início e hoje foi um dia particularmente especial.
Especial pelo fato de iniciar o Projeto com um público adulto, bem diferente das edições anteriores e ter que preparar ações e atividades didático-pedagógicas específicas ao meu novo público alvo...
Aguardem e acompanhem tudo o que irá acontecer!!!
Dêem só uma olhada na minha nova turma...
Tem mais gente... É que hoje é sexta-feira! Sabe como é que é né?!
Abraço a todos,
Sueli
sábado, 19 de fevereiro de 2011
Em breve...
Aplicação do Projeto Viva-Verde na E.M. Mário Cerqueira Leite Filho com os alunos da Educação de Jovens e Adultos a partir de março de 2011...
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Project Viva-Verde
Everything we do during our life has to do with the experiences we bring from our childhood or we situations which we are involved.
I am of the generation that traded old aluminum pans for chicks or lollipops, erasead the books for the younger brother use it next year. Coca-Cola in the 70's was taken only on Sunday accompanied by pasta and the bottle was glass! Indeed, at that time, nobody knew what it was a plastic bottle.
Time passed and much has changed even our habits, we take a lot more soda and we consume more products. Those "90 milion in stock" as sung here in Brazil in the 70's, nowadays are around 190 milion people who consume products and produce too much garbage.
The increasing population and changing habits has caused some problems. One is that the recyclables end up in bringing many environmental problems. The most common are blockages of culverts and ditches, water pollution and spread of diseases.
The increasing population and changing habits has caused some problems. One is that the recyclables end up in bringing many environmental problems. The most common are blockages of culverts and ditches, water pollution and spread of diseases.
Some time ago, some biologists also noted that the death of some marine animals off by asphyxiation due to ingestion of plastic bags.
And that garbage has to do with students that go throught my life?
It was to answer this question that started in 2006 the Project Viva-Verde with students of infant education at the Municipal School Jardim Rio da Granja, in Bertioga City, northern coast of São Paulo in Brazil.
The city is composed of 85% of the Mata Atlantica. It is an area with very rich biodiversity, a nursery of various species of fauna and flora. One of the rivers passing through the city is Itapanhau River, surrounded by mangrove areas.
Despite all the natural beauty, the School was located in place lacking in resources. There was lacking basic sanitation services health care and community centers that would allow children acess to culture, sport and leisure.
That year during the environmental study with children of infant education, together with a teacher Cristina dos Santos, noticed the presence of too much garbage on the streets, in the mangrove area and the Itapanhau River. There was glass and plastic bottles, milks cartons, plastic bags etc..The scene was shocking!
When I returned to the room, intentionally I tell the history O Menino Que Quase Morreu Afogado No Lixo (The Boy Who Died Almost Drowned In Garbage), written by Ruth Rocha. We made the oral interpretation along with children and think of some actions that the domiciliary recyclables were not stopping the local environment. One of these actions was that the recyclables were taken to School clean and separated for resale. Conclusion: in that year, we avoid that 487kg of recyclable materials to end up in the environment.
In 2007 due to this action, I did the inscription of Project Viva-Verde in the Concurso Cosipa Boas Ideias e Boas Ações (Contest Cosipa Good Ideas and Good Actions) in Category Social Conscience which received the 1st place.
Later this year, Project Viva-Verde gained force, because students from other rooms started to bring reciclable materials. There were more than 10 classrooms involved. We avoid that 3.983 kg of recyclable materials domiciliary or almost 4 tons would stop in the city dump or in the local environment. The sale of reciclable materials gave us about US $ 250,00.
I developed with my students teaching activities in the areas of oral and written language, mathematics, history, science, geography, art and music.
In December, I did the "Feira Ambiental" (Environmental Fair), a kind of small market with food, toys and clothes. There the children used their credits acquired with the exchanges of recyclable materials and they could make their purchases.
In 2008, Project Viva-Verde has been expanded. I started making composting plant, with the remmants of food for school meals and the vegetable garden so the children could observe the development os plants and the decomposition of remains of food and understand that the remains of food decompose more easily the recyclables. We avoid that 4.500kg recyclable materials to end up in the environment.
That same year I entered the Project Viva-Verde in Prêmio Ecopet (Ecopet Prize) of ABIPET (Brazilian Association of PET) in the Category Environmental Education and it got the 1st place and Prêmio Professores do Brasil - MEC ( Prize Teachers of Brazil) 3rd edition in Category Early Childhood Education to which was selected among the eight best experiences of Brazil.
And that garbage has to do with students that go throught my life?
It was to answer this question that started in 2006 the Project Viva-Verde with students of infant education at the Municipal School Jardim Rio da Granja, in Bertioga City, northern coast of São Paulo in Brazil.
The city is composed of 85% of the Mata Atlantica. It is an area with very rich biodiversity, a nursery of various species of fauna and flora. One of the rivers passing through the city is Itapanhau River, surrounded by mangrove areas.
Despite all the natural beauty, the School was located in place lacking in resources. There was lacking basic sanitation services health care and community centers that would allow children acess to culture, sport and leisure.
That year during the environmental study with children of infant education, together with a teacher Cristina dos Santos, noticed the presence of too much garbage on the streets, in the mangrove area and the Itapanhau River. There was glass and plastic bottles, milks cartons, plastic bags etc..The scene was shocking!
When I returned to the room, intentionally I tell the history O Menino Que Quase Morreu Afogado No Lixo (The Boy Who Died Almost Drowned In Garbage), written by Ruth Rocha. We made the oral interpretation along with children and think of some actions that the domiciliary recyclables were not stopping the local environment. One of these actions was that the recyclables were taken to School clean and separated for resale. Conclusion: in that year, we avoid that 487kg of recyclable materials to end up in the environment.
In 2007 due to this action, I did the inscription of Project Viva-Verde in the Concurso Cosipa Boas Ideias e Boas Ações (Contest Cosipa Good Ideas and Good Actions) in Category Social Conscience which received the 1st place.
Later this year, Project Viva-Verde gained force, because students from other rooms started to bring reciclable materials. There were more than 10 classrooms involved. We avoid that 3.983 kg of recyclable materials domiciliary or almost 4 tons would stop in the city dump or in the local environment. The sale of reciclable materials gave us about US $ 250,00.
I developed with my students teaching activities in the areas of oral and written language, mathematics, history, science, geography, art and music.
In December, I did the "Feira Ambiental" (Environmental Fair), a kind of small market with food, toys and clothes. There the children used their credits acquired with the exchanges of recyclable materials and they could make their purchases.
In 2008, Project Viva-Verde has been expanded. I started making composting plant, with the remmants of food for school meals and the vegetable garden so the children could observe the development os plants and the decomposition of remains of food and understand that the remains of food decompose more easily the recyclables. We avoid that 4.500kg recyclable materials to end up in the environment.
That same year I entered the Project Viva-Verde in Prêmio Ecopet (Ecopet Prize) of ABIPET (Brazilian Association of PET) in the Category Environmental Education and it got the 1st place and Prêmio Professores do Brasil - MEC ( Prize Teachers of Brazil) 3rd edition in Category Early Childhood Education to which was selected among the eight best experiences of Brazil.
Trophy Prize ECOPET
Trophy Prize Teachers of Brazil
In 2009, Project Viva-Verde was developed in School Municipal Vereador Afonso Nunes (classroom attached at the State School Philomena Cardoso) in the city of Guarujá, south coast of São Paulo, in the area of Canal do Estuário, left margin of the Porto de Santos with the students of 1º ano A and were avoided that 789kg of recyclable materials to end up in the environment.
In 2010, Project Viva-Verde was developed with the 1º ano C, in the Municipal School Herbert Henry Dow in Guarujá.
In August, I was invited by the team responsible for Patrimônio Ecologia to record a television commercial about the Project Viva-Verde that was airing on TV Tribuna de Comunicações for approximatily 15 days.
In December of 2010, we realized the V Feira Ambiental do Projeto Viva-Verde (V Environmental Fair Project Viva-Verde) where the children could make their shopping with credit cards "Caranguejo's Card" ("Crab's Card") and still avoid that 400kg of recyclable materials domiciliary to end up in the environment.
Iam grateful that the Creator put in our minds ideas that can make a difference in our life, in the life other people and the planet!
If you want you can follow the green footprints of Project Viva-Verde, we will be very happy for you to join us!!!
Sueli Silva Souza and Collaborators
In 2010, Project Viva-Verde was developed with the 1º ano C, in the Municipal School Herbert Henry Dow in Guarujá.
In August, I was invited by the team responsible for Patrimônio Ecologia to record a television commercial about the Project Viva-Verde that was airing on TV Tribuna de Comunicações for approximatily 15 days.
In December of 2010, we realized the V Feira Ambiental do Projeto Viva-Verde (V Environmental Fair Project Viva-Verde) where the children could make their shopping with credit cards "Caranguejo's Card" ("Crab's Card") and still avoid that 400kg of recyclable materials domiciliary to end up in the environment.
Iam grateful that the Creator put in our minds ideas that can make a difference in our life, in the life other people and the planet!
If you want you can follow the green footprints of Project Viva-Verde, we will be very happy for you to join us!!!
Sueli Silva Souza and Collaborators
In construction...
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
V Feira Ambiental do Projeto Viva-Verde na EM Herbert Henry Dow - 17-12-2010
"Antes de começar o trabalho de modificar o mundo, dê três voltas ao redor de sua casa." Provérbio Chinês
Hoje foi realizada a V Feira Ambiental do Projeto Viva-Verde na EM Herbert Henry Dow às 15 horas.
Hoje foi realizada a V Feira Ambiental do Projeto Viva-Verde na EM Herbert Henry Dow às 15 horas.
Depois dos agradecimentos, breve histórico e a quantidade de materiais recicláveis (400 kg em 2010) que o Projeto Viva-Verde evitou que fossem parar no meio ambiente, foram sorteadas 4 sacolas com vários itens aos colaboradores (Maria Fernanda Gomes Chanivski), aos funcionários da Escola ( Rosa Maria), as professoras (Celma Dublins) e aos pais das crianças presentes (mãe da aluna Camili).
Eu e a escritora Rosa Maria Ayres dos livros As encrencas de Zé Trelelé: três histórias sobre ecologia e A piabinha do rio das Velhas
A equipe de apoio da V Feira Ambiental
Eu, a diretora Andrea Mariano e as representantes da SEDUC do Guarujá
Entrega dos Cartões de Crédito Caranguejo's Card e das Sacolas Ecológicas do CompreBem
Patrocínio das Camisetas - TQUIM
Momento das Compras
domingo, 12 de dezembro de 2010
Contagem Geral das Figurinhas do Álbum da Coleta Seletiva e Transformação em Créditos para o Caranguejo's Card
Ufa!!! Até que enfim!
Elias Silva Santos-23 créditos
Emanoelle Oliveira dos Santos- 48 créditos
Fabiana de Souza Costa- 80 créditos
Fernanda Araujo da Silva- 43 créditos
Gabriel da Silva Lima-15 créditos
Gabriel Araujo do Nascimento- 55 créditos
Gabriel Nogueira de Abreu- 75 créditos
Gabriela Colsheraiba Costa-76 créditos
Guilherme Oliveira Araujo- 44 créditos
Guilherme Rodrigues dos Santos Silva- 17 créditos
Guilherme Santos de Jesus- 15 créditos
Gustavo Henrique Ribeiro Francisco- 59 créditos
Gustavo Vieira da Silva- 35 créditos
Iris Silveira Perrella- 41 créditos
Júlia Vitória Hora do Rosário- 48 créditos
Júlia dos Santos Novais- 51 créditos
Manoela Pereira da Silva- 35 créditos
Márcio Pereira Castano- 39 créditos
Daniel Santos Pacheco- 24 créditos
Lucas Daniel Braga Pim- 17 créditos
Obrigada a todos!!!
O Projeto Viva-Verde evitou que 400kg de materiais recicláveis domiciliares fossem parar no meio ambiente neste ano de 2010.
Já soma-se a 10 toneladas e meia de materiais recicláveis ao longo de 4 anos de execução do Projeto Viva-Verde.
Beijão a todos!
Professora Sueli Silva Souza
Foram alguns meses de recolhimento dos materiais recicláveis e após coleta diária, chegou a hora da transformação da quantidade de figurinhas do "Álbum da Coleta Seletiva" em créditos para o cartão de créditos "Caranguejo's Card".
Foi emocionante ver o empenho das crianças e saber também que o objetivo principal da coleta seletiva dos materiais recicláveis domiciliares contribuiu para que estes não fossem parar nas ruas, nem nos bueiros, nem nos esgotos, nem nas valas, nem nos rios, nem nas praias etc. A coleta ainda contribuiu para a elaboração de muitas atividades pedagógicas para as crianças.
Agora estamos na final de contagem e entrega do cartão de crédito que será utilizado na V Feira Ambiental do Projeto Viva-Verde, onde cada aluno terá o seu cartão de crédito e efetuará as compras que quiser.
A quantidade de créditos em cada cartão de crédito ficou assim:
Camili Lima de Araujo-53 créditos
Carla Maria Oliveira Aquino-38 créditosElias Silva Santos-23 créditos
Emanoelle Oliveira dos Santos- 48 créditos
Fabiana de Souza Costa- 80 créditos
Fernanda Araujo da Silva- 43 créditos
Gabriel da Silva Lima-15 créditos
Gabriel Araujo do Nascimento- 55 créditos
Gabriel Nogueira de Abreu- 75 créditos
Gabriela Colsheraiba Costa-76 créditos
Guilherme Oliveira Araujo- 44 créditos
Guilherme Rodrigues dos Santos Silva- 17 créditos
Guilherme Santos de Jesus- 15 créditos
Gustavo Henrique Ribeiro Francisco- 59 créditos
Gustavo Vieira da Silva- 35 créditos
Iris Silveira Perrella- 41 créditos
Júlia Vitória Hora do Rosário- 48 créditos
Júlia dos Santos Novais- 51 créditos
Manoela Pereira da Silva- 35 créditos
Márcio Pereira Castano- 39 créditos
Daniel Santos Pacheco- 24 créditos
Lucas Daniel Braga Pim- 17 créditos
Obrigada a todos!!!
O Projeto Viva-Verde evitou que 400kg de materiais recicláveis domiciliares fossem parar no meio ambiente neste ano de 2010.
Já soma-se a 10 toneladas e meia de materiais recicláveis ao longo de 4 anos de execução do Projeto Viva-Verde.
Beijão a todos!
Professora Sueli Silva Souza
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Lista dos nomes dos alunos do 1º ano C da EM Herbert Henry Dow que participaram do Projeto Viva-Verde durante o ano letivo de 2010.
01- Camili de Lima Araujo
02- Carla Maria Oliveira Aquino
03- Elias Silva dos Santos
04- Emanoelle Oliveira dos Santos
05- Fabiana de Souza Costa
06- Fernanda Araujo da Silva
07- Gabriel da Silva Lima
08- Gabriel Araujo do Nascimento
09- Gabriel Nogueira de Abreu
10- Gabriela Colsheraiba Costa
11- Geovania Montes de Oca Cruz (transferida)
12- Guilherme Oliveira Araujo
13- Guilherme Rodrigues dos Santos Silva
14- Guilherme Santos de Jesus
15- Gustavo Henrique Ribeiro Francisco
16- Gustavo Vieira da Silva
17- Íris Silveira Perrella
18-Júlia Vitória Hora do Rosário
19-Júlia dos Santos Novais
20- Manoela Pereira da Silva
21- Paulo Kauan David Silva (transferido)
22- Roberta Pacco (transferida)
23- Márcio Pereira Castano
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Colheita das Cenouras - 02-12-10
O desenvolvimento das cenouras foi um pouco diferente em relação aos alfaces, devido ao espaçamento entre elas.
Na verdade, as cenouras ficaram muito amontoadas retirando os nutrientes umas das outras; acabaram ficando bem pequeninas.
Mais a experiência foi muito boa e o bacana foi ver que as crianças puderam observar todo o desenvolvimento das cenouras!
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Colheita dos Pés de Alfaces e Degustação da Salada - 19-11-10
Depois de aproximadamente 2 meses e meio após o plantio dos pés de alface, finalmente fomos à colheita. Foi emocionante ver o envolvimento das crianças durante o período de crescimento das hortaliças. Algumas me trouxeram minhocas e sementes, como o caso do Gabriel Nogueira e da Gabriela Colsheraiba, outras se envolveram no dia a dia, no cuidado em regar, em desbastar e em retirar as folhas mortas e colocá-las na composteira, para transformação em adubo. Seguiram diariamente a lista em ordem alfabética em destaque afixada na parede da sala de aula e saíam em dupla para cumprir sua função em cuidar das hortaliças. As etapas de desenvolvimento das hortaliças estão registradas em um Livro de Observação, onde aparecem os desenhos desde o plantio das sementes até a fase adulta da hortaliças, concluindo na colheita e degustação da salada. Realmente, estou muito satisfeita pela realização do trabalho e pelo apoio de toda a equipe gestora e pedagógica, representadas pelas professoras Andréia Mariano e Gilceleide Rodrigues da EM Herbert Henry Dow.
"Quem planta colhe, isto literalmente falando", rsrsrsr . Siga as fotos deste momento glorioso!
Lista dos nomes dos colaboradores e seus respectivos produtos para a V Feira Ambiental do Projeto Viva-Verde
Dra Márcia de Morais (25 escovas dentais Colgate), Sueli Silva Souza ( 10 bonecas de pano), Walter e Sueli Almeida ( 40 camisetas), Sandra Maria Silva Souza (60 brinquedos), Elaine Cristina Orífice (14 adesivos), Gerente Magno Nogueira dos Santos - CompreBem da Avenida Adhemar de Barros ( 25 sacolas ecológicas), Letícia Macário Silva Souza (3 vestidos, 7 bermudas femininas e 5 bermudas masculinas), Sonia Maria Silva Souza (10 calcinhas, 10 cuecas e 6 pares de meias), Salma Sarquis (2 bibelôs), Honorato Martins de Souza (3 tripés de madeiras para colocação de banners), Turma do Bairro (roupas infantis masculinas e femininas), Elenice Souza Costa (conjunto feminino, 2 shorts)
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Lista dos nomes dos colaboradores e seus respectivos alimentos para a V Feira Ambiental do Projeto Viva-Verde
Heline Fernanada Reis e Rosilene Maria dos Reis (1 panetone), Fabiana de Souza Costa (17 caixas de gelatinas e 1 caixa de Bis, 2 molhos de tomates, 1 lata de leite condensado, 2 latas de ervilhas, 2 potes de temperos, 1 pacote de macarrão e 1 kg de feijão), Rosilea de Souza Calaça (1 litro de óleo e 1 pacote de leite em pó), Gianne Luzia Costa (2 pacotes de bolachas recheadas e 1 pacote de bolacha salgada), Gabriel Nogueira de Abreu (2 caixas de Bis e 8 caixas de gelatinas), Gustavo Henrique Ribeiro Francisco (1 pote de geléia e 1 caixa de Bis), Damiana Pereira (1 caixa de bombom), Camili de Lima Araujo ( 1 caixa de Bis e 1 gelatina), Tania Shimoyo Uta (1 milharina, 3 molhos de tomate, 1 pacote de macarrão e 1 k de feijão), Gilcileide Rodrigues (2 pacotes de bolachas recheadas e 1 pacote de bolacha salgada), Kátia Cristina de Aquino (3 pacotes de bolachas recheadas, 1 pacote de bolacha salgada e 1 kg de açúcar), Nancy Laserra (1 pacote de café e 1 pacote de açúcar), Celma Fernandes Doblins (1 pacote de café, 1 pacote de bolacha doce e 1 pacote de bolacha salgada), Maria de Jesus Franco Pires (1 pacote de macarrão e 1 pacote de açúcar), Francisca Rosa da Costa Tavares (1 pacote de macarrão e 1 pacote de açúcar), Emanoelle Oliveira dos Santos (1 caixa de gelatina e 1 caixa de Bis), Andréia Mariano Aires (1litro de óleo e 1 goiabada), Nazaré Pinheiro da Silva Trevisan (4 pacotes de bolachas recheadas e 4 pacotes de bolachas salgadas), Pedro Romão de Oliveira Filho (1 lata de achocolatado), Gabriela Colsheraiba (2 geleias, 8 caixas de gelatinas e 1 caixa de Bis), Fernanda Araújo do Nascimento (1 caixa de Bis, 1 caixa de gelatina e 6 saquinhos de sucos), Carla Maria Oliveira Aquino (1caixa de Bis e 1caixa de gelatina), Daniel Santos Pacheco (3 saquinhos de sucos e 1 gelatina), Supermercado Santos - Proprietário: José dos Santos Freitas ( 5 kg de feijão, 5 kg de arroz, 5 pacotes de café, 5 pacotes de açúcar, 5 pacotes de macarrão, 5 litros de óleo e 10 sabonetes), Jéssica Cristina Petri (1litro de óleo e 1 pacote de café), André Luís Chanivski e Maria Fernanda Gomes Chanivski (1 caixa de bombom, 1 pacote de café e 1 kg de feijão), Sidney Marques (1 panetone), Sandra Neves Leutz (1 litro de óleo, 1 gelatina e 1 saquinho de suco), Gabriel Araujo do Nascimento (8 caixas de gelatinas e 1 caixa de Bis), Márcio Pereira Castano (1 geléia e 1 caixa de Bis), Júlia Vitória Hora do Rosário (4 latas de salsichas, 1 lata de Kitut, 1 pacote de bolo de milho e 1 kg de feijão), Lucas Daniel Braga Pim (3 saquinhos de sucos), Jane Neiva Gonçalves Liberal ( 1 panetone), Ruth dos Santos Silvino de Souza (1 pacote de café e 1 pote de geleia), Júlia dos Santos Novais ( 1 geleia e 1 caixa de Bis), Zeneide Basílio dos Santos (2 pacotes de bolachas salgadas e 2 pacotes de bolachas doces), Roseli Taciano Santos (1 panetone), Selma Moreira Santos (1 litro de óleo e 1 pacote de café), Iris Silveira Perrella (1 geleia e 1 caixa de Bis), Guilherme de Oliveira Araujo (1 kg de feijão e 1 gelatinas), Danielle da Silva Anselmo dos Santos (1 kg de arroz, 1 lata de ervilha e 1 goiabada), Maria José Guimarães Gomes (1 kg de feijão e 1 caixa de Bis), Maria Francisca Lima dos Santos Alves (1 caixa de bombom e 1 kg de feijão), Adriana Santana Fernandes Figueiredo (2 panetones e 1 litro de óleo), Guilherme Rodrigues (1 geleia e 1 caixa de Bis), Rosana Albano (2 pacotes de bolachas recheadas e 2 pacotes de bolachas salgadas), Jonathan Dias Chaves (2 panetones), Felipe Santos Wanderley (2 panetones), Luciana Pinheiro de França (2 caixas de bombons, 1 lata de ervilha e 1 kg de arroz), Cristina dos Santos (1 caixa de bombom, 1 kg de arroz e 1 lata de ervilha), Janaina Azevedo e Jéssica Azevedo (1 caixa de bombom, 1 kg de açúcar, 1 kg de arroz, 1 lata de milho e 1 lata de pêssego), Damaris de Oliveira Magalhães (1 caixa de bombom), Aldeli Romano (1 panetone), Eni de Fátima Santos (1 pacote de café e 1 gelatina), Salma Sarquis (1 kg de arroz, 1 kg de feijão, 1 caixa de bombom, 1 lata de ervilha), Luzia (1 kg de arroz, 1 caixa de bombom e 1 lata de ervilha), Robison Santos de Souza, Fabiana Heder de Souza e Vitória Heder de Souza (1 caixa de bombom, 1 pacote de café e 1 kg de feijão), Gustavo Vieira (1 caixa de Bis), Júlia Vitória Hora do Rosário (2 cremes de leite, 1 goiabada, 3 pacotes de bolachas doces, 1 pacote de bolacha salgada, 6 pacotes de gelatinas, 4 sucos, 1 maionese, 1 pacote de macarrão, 1 kg de farinha de trigo, 2 pacotes de massas de bolos), Bárbara Loureiro Francisco (1 caixa de bombom, 1 kg de arroz e 1 lata de ervilha), Mirian Câmara Martins (1 pacote de macarrão e 1 kg de açúcar), Edna Maria Silva Souza e José Daniel (2 panetones e 2 caixas de bombons), Elaine Cristina Orifice (1 pacote de café), Maria da Conceição Santos (2 panetones), Cleide (1 caixa de bombom e 1 lata de ervilha)
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Trecho do livro O Menino do Dedo Verde (Maurice Druon)
"... Reapareceu mais brilhante que nunca, e dirigiu ainda um apelo a todas as estrelas da Via-Láctea, para que colaborassem com seus milhares de raios. Assim protegido pela lua e pelas estrelas, Tistu, ora andando, ora correndo pelas ruas geladas, chegou sem obstáculo até à cadeia. Ele não estava tranquilo, é claro, pois era a sua primeira experiência. 'Queira Deus que meu polegar verde funcione direitinho! E que Bigode não se tenha enganado!' Tistu foi aplicando o seu polegar por toda parte que podia: no chão, no ponto em que a parede se encontrava com a calçada, nos buracos entre as pedras, ao pé de cada haste das grades. Fez um trabalho conciencioso. Não esqueceu nem mesmo as fechaduras do portão de entrada e a guarita onde o guarda dormia...Nem uma só janela da cadeia, nem uma só grade que não houvesse recebido sua ração de flores! As trepadeiras subiam, enroscavam-se, e caíam de novo; os cactos, na parte superior dos muros, substituíam por toda a volta as terríveis pontas de ferro. O mais curioso era talvez a guarita: a madressilva crescera tão depressa que o guarda ficara preso lá dentro. As plantas tinham o seu fuzil por estaca e bloqueavam a entrada. A multidão boquiaberta, contemplava o guarda, resignado e pacífico, fumando calmamente o seu cachimbo, dentro de um verdadeiro caramanchão. Ninguém podia explicar o milagre...Ninguém, salvo o jardineiro Bigode, que também veio espiar, mas voltou de bico calado..."
Projeto Viva-Verde: Atividade da Malha Quadriculada - Transformação de...
Projeto Viva-Verde: Atividade da Malha Quadriculada - Transformação de...: "Para dar procedimento ao processo de construção lógico-matemática, utilizando a contagem das figurinhas do 'Álbum da Coleta Seletiva' como r..."
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Atividade da Malha Quadriculada - Transformação de Unidades em Dezenas- 04-11-10
Para dar procedimento ao processo de construção lógico-matemática, utilizando a contagem das figurinhas do "Álbum da Coleta Seletiva" como recurso didático, hoje as crianças fizeram a contagem em seus álbuns. Na atividade anterior de contagem, as crianças fizeram a contagem em unidades, hoje, eles refizeram a contagem em unidades e eu expliquei que 10 figurinhas significa 1 dezena de figurinhas. Propus que pintassem a Malha Quadriculada, fazendo a seguinte pergunta:- Quantas barrinhas (1 dezena)e quantas figurinhas (unidades), vocês terão que pintar na malha quadriculada?
Algumas crianças tiveram facilidade em perceber e transpor as quantidades, outras precisaram do meu auxílio. Confira nas fotos como ficou a Malha Quadriculada da aluna Fabiana.
Um abraço
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Colheita das vagens do pé de feijão - 03-11-10
Hoje foi impressionante fazer a colheita das vagens do pé de feijão.
Expliquei as crianças que se as vagens ficassem mais algum tempo no pé, ficariam bem secas e depois eles poderiam ver mais feijões, parecidos com aqueles que a mamãe compra no supermercado.
Aquele que vem no saquinho. Eles ficaram muito maravilhados com a situação.
Veja a foto abaixo "Mãos com vagens do pé de feijão".
Expliquei as crianças que se as vagens ficassem mais algum tempo no pé, ficariam bem secas e depois eles poderiam ver mais feijões, parecidos com aqueles que a mamãe compra no supermercado.
Aquele que vem no saquinho. Eles ficaram muito maravilhados com a situação.
Veja a foto abaixo "Mãos com vagens do pé de feijão".
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Observação e Registro das Hortaliças na EM Herbert Henry Dow - 27-10-2010
"Antes de começar o trabalho de transformar o mundo dê três voltas ao redor de sua casa". Probérbio chinês
Hoje pensei neste provérbio e nas situações ao meu redor...
Os mais próximos a mim são as pessoas da minha casa e os meus alunos, então pensei: - Como posso ter uma ação na vida deles? O que posso fazer? Qual é a minha responsabilidade na vida destas pessoas?
Hoje foi bem legal com os meus alunos...
Dei prosseguimento a observação das hortaliças na horta e levei as crianças para esta observação junto comigo.
Pensei: - Como que aquelas sementinhas se transformaram em hortaliças tão lindas!
Estas questões me fizeram refletir sobre a minha vida e minha prática pedagógica com as crianças, sabe por quê?
Se eu não tivesse preparado a terra e semeado aquelas sementes, não teria me maravilhado com o que vi hoje...
"Quem planta colhe"! Estou semeando na vida dos meus alunos oportunidades, esperança, alimentando sonhos e acima de tudo cumprindo com alegria e amor a tarefa a qual eu fui chamada; a tarefa de ensinar, de fazer apontamentos e de fazer com que o meu aluno possa ver aquilo que vemos, no entanto, com um novo olhar e significado próprio. Cada um tem uma maneira diferente de enxergar a vida!
Na nossa correria do a dia a dia, não paramos para contemplar o "romper da semente", a transformação desta em broto, em muda e depois em hortaliças adultas...
Os meus alunos são como mudas, precisam ser vitaminados, regados e tratados com cuidado.
Depois de toda a observação na horta, as crianças fizeram os seus registros.
Verifique nas fotos abaixo e veja que gracinha!!!
Um abraço,
Professora Sueli
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Vamos brincar de Feirinha Legal ? 22-10-2010
Hoje é sexta-feira, dia do brinquedo.
Tenho na minha sala de aula um brinquedo chamado "Feirinha Legal".
As crianças amam brincar de "Feirinha Legal", pois, simulam a venda de legumes e frutas, pesam os alimentos saudáveis.
Neste brinquedo há caixa, balança e dinheirinhos.
Este brinquedo também é um dos materiais pedagógicos do Projeto Viva-Verde.
Narração da história Na Venda Tem - 22-10-2010
A história Na Venda Tem é um excelente livro para-didático para trabalhar com as crianças o Sistema Monetário Brasileiro.
Escrito por Nye Ribeiro e ilustrado por Suzete Armani, este livro faz parte de um dos materiais didáticos utilizado no Projeto Viva-Verde para ilustrar tudo o que podemos encontrar em vendas, feiras, supermercados etc.
Na verdade, a narração desta história funciona como uma prévia, ou seja, uma preparação para as compras que as crianças farão em dezembro, durante a V Feira Ambiental.
A ilustração também é linda, pois é feita com minuciosidade na massinha de modelagem.
Apesar do momento das compras da Feira Ambiental não utilizar o Sistema Monetário Brasileiro, na narração da história e nas ilustrações as crianças percebem os preços em Reais.
Durante a Feira Ambiental, o Projeto Viva-Verde possui um Sistema Monetário Próprio,com o uso de um cartão de crédito, adaptado às crianças com a faixa etária entre os 5 e 6 anos.
O uso do Caranguejo's Card tem como objetivo dar a criança autonomia no momento de efetuar as suas compras.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Reunião de Pais da EM Herbert Henry Dow - 21-10-2010
Hoje realizamos na EM Herbert Henry Dow a reunião de pais e mestres referente ao 3º bimestre.
Foi um momento muito importante e significativo, onde repassamos os comunicados referentes ao andamento escolar e rendimento pedagógico das crianças.
Na reunião também pude repassar aos pais os registros de participação das crianças no Projeto Viva-Verde. Os pais observaram o "Álbum da Coleta Seletiva", os desenhos da História O Menino Que Quase Morreu Afogado no Lixo, da escritora infanto-juvenil Ruth Rocha, a História A Menina das Borboletas, do escritor Roberto Caldas e a Incrível História do Mundo Que Ía Morrer (Material elaborado pelo SESI).Outras atividades de raciocínio lógico matemático como a malha quadriculada que envolve contagem em unidades e escrita dos numerais, a atividade das placas das hortaliças. Os pais comentaram sobre a atividade da cesta das frutas que foram levadas para casa no dia anterior.
Os pais ficaram admirados com os desenhos de algumas crianças, mas, o que mais lhes chamou a sua atenção, foi o "Álbum da Coleta Seletiva".
Segundo relato de alguns pais, as crianças não permitem que eles joguem mais fora nenhum dos materiais recicláveis domiciliares, pois, querem trazer todos eles para o Projeto Viva-Verde.
Diante destes relatos, vejo o envolvimento das crianças que cada vez mais ampliam o sentimento de cuidado ao meio ambiente e também de construção matemática ao colarem as figurinhas no Álbum da Coleta Seletiva" a cada participação e terem um recurso para o desenvolvimento de várias outras atividades.
Os pais também foram comunicados que o recolhimento dos materiais recicláveis domiciliares será até o dia 10 de dezembro e que a V Feira Ambiental será no dia 17 de dezembro às 15:00h.
Fizemos uma somátoria em relação aos dias e as crianças ainda possuem a oportunidade de participarem 32 vezes.
Estou muito feliz pelo envolvimento das crianças e dos seus respectivos pais, pois, situações como esta, deixam-nos muito felizes e realizadas com aquilo que fazemos!
Atividade da Cesta das Frutas - Alimentação Saudável - 20-10-10
A atividade da cesta das frutas, tem como principal objetivo trabalhar com as crianças sobre quais grupos de alimentos oferecem uma alimentação saudável.
Expliquei às crianças que as frutas são alimentos importantes para o nosso crescimento e que também possuem vitaminas.
Através desta atividade expliquei que o local onde há muitas árvores frutíferas é o pomar.
Próxima ação desta atividade será a Música Pomar da Palavra Cantada.
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Atividade das Placas de Identificação - 19-10-2010
Após algumas semanas de plantio das hortaliças, propus as crianças do 1º ano C uma atividade bem significativa que eu a intitulei como "Placas de Identificação", cujo o principal objetivo foi trabalhar a identificação e os nomes das hortaliças que estão na horta da EM Herbert Henry Dow.
O procedimento ocorreu da seguinte forma:
* Observação das hortaliças (desenvolvimento e diferenças);
* Entrega das placas de identificação aos alunos:
* Conversa sobre a correspondência das hortaliças aos seus respectivos nomes;
* Colocação das placas nos seus devidos lugares.
Depois do contato das crianças com a horta, voltamos à sala e fomos para a atividade escrita, onde as crianças tiveram que preencher as placas de identificação com as letrinhas que faltavam, formando as palavras alface, cenoura, chuchu, feijão e coentro.
Como complemento a esta atividade as crianças fizeram pesquisas em encartes de supermercado, recortaram e colaram as hortaliças correspondentes às que estão na horta.
Em roda de conversa, expliquei a elas sobre a importância de comermos alimentos saudáveis, como as verduras e legumes.
Ótima atividade para ser trabalhada oralidade, escrita e ciências!
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Montagem da Composteira - 05-10-2010
Um dos recursos que forma o tripé do Projeto Viva-Verde é a compostagem. É através da compostagem dos restos dos alimentos, folhas e talos, que as crianças observam a decomposição e entendem o quanto é importante a observação deste processo. É durante este período que explico as crianças o que é a decomposição dos alimentos, que trocando em miúdos é o apodrecimento que qualquer recurso natural sofre, inclusive o homem.
Aproveito e coloco juntamente com os restos dos alimentos uma pequena garrafa plástica, para que a criança possa perceber que os materiais recicláveis não se decompõem com a mesma facilidade do que o material orgânico, daí a importância da coleta seletiva dos materiais recicláveis.
Após a montagem da composteira, fizemos o seu registro.
Assinar:
Postagens (Atom)