sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Histórico do Projeto Viva-Verde

Realizamos aquilo que acreditamos!

Tudo o que fazemos no decorrer da nossa vida tem a ver com as experiências que trazemos da nossa infância  ou de situações as quais somos envolvidos.
Sou da geração que trocava panelas velhas de alumínio por pintinhos ou pirulitos. Apagava o livro didático para o irmão mais novo usá-lo no ano seguinte. Coca-cola na década de 70 era tomada apenas aos domingos, acompanhada da macarronada e a garrafa era de vidro! Aliás, naquela época, ninguém sabia o que era uma garrafa plástica.
O tempo passou, muita coisa mudou inclusive os nossos hábitos; tomamos muito mais refrigerante, consumimos mais produtos e assim por diante. Aqueles "90 milhões em ação" tão cantados na década de 70 hoje já estão por volta de 190 milhões de brasileiros que consomem produtos e produzem lixo. O aumento da população e a mudança de hábitos têm gerado alguns problemas. Um deles, é que os materiais recicláveis vão parar no meio ambiente, trazendo muitos problemas. Os mais comuns são os entupimentos de valas e bueiros, poluição das águas e proliferação de doenças. Há algum tempo atrás, alguns biólogos também notaram que a morte de alguns animais marinhos por asfixia fora devido à ingestão de saquinhos plásticos.
E o que o lixo tem a ver com os alunos que passam pela minha vida?
Foi para responder a esta pergunta que iniciei em 2006 o Projeto Viva-Verde com os alunos do 3º A e B
da EMEIF Jardim Rio da Granja, no Município de Bertioga, litoral norte do Estado de São Paulo.
O Município é composto por 85% de Mata Atlântica. É uma área com riquíssima bio-diversidade, um berçário de várias espécies. Um dos principais rios que passa pelo Município é o Rio Itapanhaú, cercado por áreas de manguezais.
Apesar de toda a beleza natural, a Escola estava localizada num bairro carente de recursos. Faltava saneamento básico, posto de saúde e centros comunitários que possibilitassem às crianças o acesso à cultura, ao esporte e ao lazer.
Naquele ano durante o estudo do meio com as crianças do 3º estágio A e B, juntamente com a minha colega de trabalho professora Cristina dos Santos, notei a presença de muito lixo nas ruas do Bairro e no Rio. Lá havia garrafas plásticas e de vidro, caixas de leite, saquinhos plásticos etc. A cena foi chocante!
Quando retornei à sala, de maneira intencional contei às crianças a história O Menino Que Quase Morreu Afogado No Lixo, da Ruth Rocha. Fiz a interpretação oral juntamente com as crianças e pontuamos algumas ações para que os materiais recicláveis domiciliares não fossem parar no meio ambiente local. Umas destas ações era que os materiais recicláveis fossem levados à Escola limpos e separados para serem comercializados. Conclusão: naquele ano, evitamos que 487 kg de materiais recicláveis fossem parar no meio ambiente.
Em 2007 devido a esta ação, inscrevi o Projeto Viva-Verde no Concurso Cosipa Boas Ideias e Boas Ações na Categoria Consciência Social o qual obteve a 1ª colocação. 
Ainda neste ano, o Projeto Viva-Verde ganhou força, pois as crianças de outras salas começaram a trazer os materiais recicláveis. Foram mais 10 salas envolvidas. Evitamos que 3.983 kg de materiais recicláveis domiciliares, ou seja, quase 4 toneladas fossem parar no lixão da cidade ou no meio ambiente local. A comercialização dos materiais nos rendeu R$500,00. Desenvolvi paralelamente com a minha turma atividades pedagógicas, contemplando as áreas de linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, música, movimento e artes. Em dezembro, foi montada a "Feira Ambiental", espécie de mercadinho com alimentos, brinquedos, roupas etc. Lá as crianças utilizaram seus créditos adquiridos com a troca de materiais recicláveis e puderam realizar suas compras com os mesmos.
Em 2008 o Projeto Viva-Verde foi ampliado, comecei a fazer a compostagem (com os restos dos alimentos da merenda) e horta, para que as crianças pudessem ver com um olhar de observação, investigação e cuidado tanto o desenvolvimento das plantas, como também o processo de decomposição dos restos de alimentos e entender que os materiais orgânicos se decompõem com mais facilidade do que os recicláveis. Evitamos que 4.500 kg de materiais recicláveis fossem parar no meio ambiente. Inscrevi o Projeto Viva-Verde no Prêmio Ecopet (da Associação Brasileira da Indústria do Pet) na Categoria Educação Ambiental e no Prêmio Professores do Brasil 3ª Edição- Categoria Educação Infantil o qual também obteve premiações.
No ano de 2009 o Projeto Viva-Verde foi desenvolvido na EM Vereador Afonso Nunes (sala em anexo na EEPG Philomena Cardoso) no Guarujá, litoral sul do Estado de São Paulo, na área do Canal do Estuário, margem esquerda do Porto de Santos com os alunos do 1º ano A e foram evitados que 789 kg de materiais recicláveis domiciliares fossem parar no meio ambiente.
Neste ano de 2010 o Projeto Viva-Verde está sendo desenvolvido com o 1º ano C, na EM Herbert Henry Dow na Rede Municipal de Guarujá.
No mês de agosto, fui convidada pela equipe responsável pelo Patrimônio Ecologia para gravação de um comercial sobre o Projeto Viva-Verde que foi veiculado na TV Tribuna de Comunicações por aproximadamente uns 15 dias.
Sinto-me muito grata porque o Criador coloca em nossas mentes ideias que podem fazer a diferença na nossa vida, na vida de outras pessoas e do planeta.
Se você quiser, pode seguir as pegadas verdes do Projeto Viva-Verde, ficaremos muito felizes por você se unir a nós!!!

Sueli Silva Souza e Colaboradores  




4 comentários:

  1. fico legal mas tem como vc por o logotipo en vouta

    ResponderExcluir
  2. nossa como e lindo seu projeto viva verde parabens que DEUS abençoe a sua vida seu projeto e prospere mais e mais.DEUS vai abençoar a sua vida mais e mais e Ja esta e abençoando um beijo muito grande.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Profª Sueli pelo seu blog, está lindoooo !!!!

    Sou tia da sua aluna Gabriela Colscheraiba, estamos muito felizes por poder ver as tarefas que nossa pequena faz todos os dias na escola ...

    Todos os dias a Gabriela chega em casa muita contente por aprender cada dia mais coisas diferentes e como sempre ela conta tudo o que faz na escola, principalmente quando ganha mais algumas figurinhas para seu álbum !!!

    Estamos dando toda a força que precisar para que ela ganhe em 1º lugar e possa comprar muitos brinquedos para brincar ...

    Fique com Deus e continue sendo essa Professora maravilhosa que está sendo com todos os alunos ...

    Beijos !!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Profª Sueli dia 15 de Outubro foi seu dia!!

    Penso que esta é a oportunidade ideal para agradecer por tudo aquilo que você faz por nossos pequeninos e pequeninas, por tudo o que você ensina nas aulas e também,
    por tudo de bom que a sua postura séria,
    honesta e ética sugere à seus alunos.

    Acredito que a sua vida seja bastante complicada,com tantas coisas a ensinar,com tantas provas à corrigir,com toda a preocupação em saber se os seus ensinamentos foram assimilados...

    Creio que sejam poucas as profissões que exijam tanto de alguém como o magistério,pois a sua tarefa não termina quando o sinal sonoro indica o fim da aula,e isso torna a sua função um verdadeiro sacerdócio, não é?

    Sei que às vezes os seus alunos não sabem reconhecer o seu esforço e a sua dedicação, acredite não é por mal !!! rss
    Mas, este dia me parece uma boa oportunidade para que todos os alunos façam uma
    promessa para que todos eles se comportem melhor durante as aulas,para serem mais atentos,
    e para retribuirem a sua dedicação.

    A gente ouve dizer que a vida do professor é muito sacrificada: muito trabalho, muito estresse, pouco respeito e pouco dinheiro...

    No entanto,quero que esta mensagem toque o seu coração e a sua mente como uma luzinha no fim do túnel,como uma renovação desta sua esperança latente de que, um dia, finalmente,
    o mundo saberá reconhecer o valor das suas palavras,da sua abnegada dedicação,do seu árduo, nobre e sagrado trabalho.

    Nós já estamos fazendo isso, acredite !!!


    E PARABÉNS pelo seu dia. Pois não existe somente um dia para os professores, porque dia dos professores são todos os dias ...

    Com admiração e gratidão, de toda à família da Gabriela Colscheraiba.

    Milhares de Beijos

    ResponderExcluir

O que eu penso sobre isso...