domingo, 26 de setembro de 2010

21 de Setembro - Dia da Árvore

Pensando sobre o que elaborar como atividade para o Dia da Árvore, quis fazer algo que fosse bem significativo para as crianças.Algo que fizesse com que as crianças dessem valor a importância das plantas para nós e para o planeta.
Na minha casa tem sementes de bucha vegetal que minha mãe trouxe de Belo Horizonte, durante visita aos meus sobrinhos em julho do ano passado.
Pesquisei sobre a origem da bucha vegetal. Achei duas fontes de informações;uma de origem asiática e outra de origem africana.A bucha vegetal, cujo o nome científico e Luffa Cyllindrica é da família Cucurbitaceae, assim como as abóboras, melão e pepino. É trepadeira, com flores masculares e feminina de cor amarela.
Então, minha colega de trabalho Celma Doblins, falou sobre uma atividade usando a própria mão e parte do braço da criança, formando uma arvorezinha.
Pintamos e depois coloquei com durex sementes de bucha vegetal para que fossem plantadas no quintal de casa.
Levei também buchas vegetais artesanais que a minha mãe fez em casa, para que as crianças pudessem entender o processo de transformação desta planta em um produto utilizado por nós em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que eu penso sobre isso...