quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Oficinas de Atividades Folclóricas na EM Maria Eunice da Cruz - 22-08-12


Hoje realizamos várias oficinas de atividades folclóricas na Escola com a presença das crianças e dos seus pais. Algumas salas fizeram brincadeiras e outras brinquedos folclóricos.Com a turma do Infantil VA e VC do período da manhã, das Professoras Rosana Cláudia Martins e Sueli  Silva Souza, foi confeccionado o brinquedo vai-e-vem com garrafa PET de Coca-Cola. Antes da montagem do brinquedo, foi relatado a origem do vai-e-vem e  devido a pesquisa descobrimos que ele é um brinquedo novo, datado de 1975 e teve o seu surgimento no verão nas praias italianas. De acordo com a história de surgimento do brinquedo, só foi possível criá-lo devido  ao advento do plástico, por ser leve e deslizante e com resistência a impactos. Qualquer outro material como por exemplo: barro, madeira, semente etc, não resistiria ao impacto da bola deslizando nos cordões. Ficamos em dúvida se o vai-e-vem é folclórico ou não devido a sua origem, contudo, toda a invenção humana está sujeita a sua cultura e o brinquedo também não pode escapar desta realidade. No entanto, o que vale é a brincadeira e as crianças e os seus pais se divertiram muito!
A atividade folclórica seguiu as seguintes etapas:
* Origem do brinquedo vai-e-vem;
* Confecção do brinquedo pela professora;
*Confecção dos brinquedos pelos pais das crianças;
* Momento de brincar com o vai-e-vem;
* Sorteio de 02 vai-e-vem para as crianças do Infantil VA e VC.
Mães, pais e crianças ouvindo a história do vai-e-vem.

Confecção do modelo de vai-e-vem pela professora Sueli.

Mãos a obra!

Mãe da aluna Isabelly Nunes do Infantil VC.

Entrega do vai-e-vem sorteado para o aluno Felipe do Infantil VA.

Entrega do vai-e-vem sorteado para a aluna Yasmim do Infantil VC.


 Passo a passo para a criação do vai-e-vem.

1° Passo
 Materiais para a confecção do vai-e-vem:  gargalo da garrafa PET de Coca-Cola, argolas de plástico, corda de varal, tampinhas de plástico e fita adesiva colorida.


2° Passo
Retire os gargalos das garrafas e junte-os com as fitas adesivas coloridas. Fixe bem. Passe a fita adesiva várias vezes para ficar resistente aos impactos e visualmente colorida.


3º Passo 

Pegue a bola e passe  os dois cordões plásticos dentro dos orifícios.

4º Passo
Pegue a uns dez centímetros da ponta da corta e dê três nós. Em seguida, pegue a  primeira e a segunda  tampinha e transpasse o cordão, como se as tampinhas fossem ficar fechadas como o "Kinder Ovo". Depois, coloque a argola na ponta e dê os nós dentro das tampinhas. Lacre com a fita adesiva colorida. Faça esta ação nas quatros pontas, utilizando as argolas e as tampinhas.

5º Passo

Esta é a fase dos ajustes e do cordão de plástico. Os dois cordões devem ficar esticados, paralelos e firmes.

6º Passo
Com todos os lados ajustados e bem firmes é momento de brincar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que eu penso sobre isso...