quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Replantio das Mudas de Alfaces - 30-9-2010

Um dos recursos didáticos utilizados no Projeto Viva-Verde é a horta.
A horta nos permite trabalhar com as crianças vários conteúdos de forma atitudinal, procedimental e conceitual. Nela, as crianças observam o desenvolvimento, as partes e as funções das plantas.Fazem seus registros semanais, regam as plantas, cuidam, desbastam tirando os matinhos. O envolvimento das crianças do 1º ano C tem sido tão tremendo, que algumas crianças espontaneamente, tem levado minhocas para afofar a terra, floreiras e outras sementes. Plantamos pés de alfaces, salsinha, rabanete, cenoura,feijão e chuchu.
Não vemos a hora de colher estas hortaliças e preparar uma deliciosa salada!!!
Afinal de conta "quem planta colhe", como diz o ditado popular.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Contagem das Figurinhas na Malha Quadriculada - 28-9-10

Hoje desenvolvi com as crianças uma atividade muito legal que envolveu a contagem das figurinhas no Álbum da Coleta Seletiva.
Cada criança foi responsável em fazer a sua contagem em unidades e pintar na malha quadriculada a quantidade de quadradinhos referentes a quantidade de figurinhas que possui no Álbum da Coleta Seletiva. Foi muito emocionante ver cada criança fazer esta transferência. Esta contagem é uma atividade rica em significado para as crianças, já que estas estão diretamente e efetivamente envolvidas na coleta dos materiais recicláveis domiciliares. 
Fico emocionada em ver o envolvimento das crianças e seus respectivos pais no Projeto Viva-Verde!!!

Álbum da Coleta Seletiva dos Materiais Recicláveis

O Álbum da Coleta Seletiva é um dos recursos didáticos mais utilizados no Projeto Viva-Verde.
Confeccionado com embalagem tetrapak, dois furos na lateral esquerda e uma "ferragem" plástica é um excelente recurso onde as crianças colam suas figurinhas recebidas quando trazem os materiais recicláveis à escola limpos e separados para serem comercializados. É a partir da contagem das figurinhas que trabalho com as crianças o raciocínio lógico matemático, gráfico de barras, unidades, dezenas e centenas, escrita dos numerais etc.O Álbum da Coleta Seletiva é o recurso que comprova a participação das crianças na entrega dos materiais recicláveis.

domingo, 26 de setembro de 2010

A Primavera chegou!!!

A Primavera chegou e com ela momentos para compartilharmos as cores,os perfumes e as formas que a estação mais florida do ano nos proporciona através de atividades legais que podemos fazer com as crianças.
Com as turmas que leciono, nesta época, costumo contar a História A Menina das Borboletas, de Roberto Caldas.
Ela é linda, pois conta a história de uma garotinha que não mede esforços para fazer com que suas plantinhas floresçam.
Contei para a minha turma do 1º ano C e eles amaram. Olhem só que gracinha as suas produções!
Que a Primavera floresça no seu coração!!!

21 de Setembro - Dia da Árvore

Pensando sobre o que elaborar como atividade para o Dia da Árvore, quis fazer algo que fosse bem significativo para as crianças.Algo que fizesse com que as crianças dessem valor a importância das plantas para nós e para o planeta.
Na minha casa tem sementes de bucha vegetal que minha mãe trouxe de Belo Horizonte, durante visita aos meus sobrinhos em julho do ano passado.
Pesquisei sobre a origem da bucha vegetal. Achei duas fontes de informações;uma de origem asiática e outra de origem africana.A bucha vegetal, cujo o nome científico e Luffa Cyllindrica é da família Cucurbitaceae, assim como as abóboras, melão e pepino. É trepadeira, com flores masculares e feminina de cor amarela.
Então, minha colega de trabalho Celma Doblins, falou sobre uma atividade usando a própria mão e parte do braço da criança, formando uma arvorezinha.
Pintamos e depois coloquei com durex sementes de bucha vegetal para que fossem plantadas no quintal de casa.
Levei também buchas vegetais artesanais que a minha mãe fez em casa, para que as crianças pudessem entender o processo de transformação desta planta em um produto utilizado por nós em casa.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Histórico do Projeto Viva-Verde

Realizamos aquilo que acreditamos!

Tudo o que fazemos no decorrer da nossa vida tem a ver com as experiências que trazemos da nossa infância  ou de situações as quais somos envolvidos.
Sou da geração que trocava panelas velhas de alumínio por pintinhos ou pirulitos. Apagava o livro didático para o irmão mais novo usá-lo no ano seguinte. Coca-cola na década de 70 era tomada apenas aos domingos, acompanhada da macarronada e a garrafa era de vidro! Aliás, naquela época, ninguém sabia o que era uma garrafa plástica.
O tempo passou, muita coisa mudou inclusive os nossos hábitos; tomamos muito mais refrigerante, consumimos mais produtos e assim por diante. Aqueles "90 milhões em ação" tão cantados na década de 70 hoje já estão por volta de 190 milhões de brasileiros que consomem produtos e produzem lixo. O aumento da população e a mudança de hábitos têm gerado alguns problemas. Um deles, é que os materiais recicláveis vão parar no meio ambiente, trazendo muitos problemas. Os mais comuns são os entupimentos de valas e bueiros, poluição das águas e proliferação de doenças. Há algum tempo atrás, alguns biólogos também notaram que a morte de alguns animais marinhos por asfixia fora devido à ingestão de saquinhos plásticos.
E o que o lixo tem a ver com os alunos que passam pela minha vida?
Foi para responder a esta pergunta que iniciei em 2006 o Projeto Viva-Verde com os alunos do 3º A e B
da EMEIF Jardim Rio da Granja, no Município de Bertioga, litoral norte do Estado de São Paulo.
O Município é composto por 85% de Mata Atlântica. É uma área com riquíssima bio-diversidade, um berçário de várias espécies. Um dos principais rios que passa pelo Município é o Rio Itapanhaú, cercado por áreas de manguezais.
Apesar de toda a beleza natural, a Escola estava localizada num bairro carente de recursos. Faltava saneamento básico, posto de saúde e centros comunitários que possibilitassem às crianças o acesso à cultura, ao esporte e ao lazer.
Naquele ano durante o estudo do meio com as crianças do 3º estágio A e B, juntamente com a minha colega de trabalho professora Cristina dos Santos, notei a presença de muito lixo nas ruas do Bairro e no Rio. Lá havia garrafas plásticas e de vidro, caixas de leite, saquinhos plásticos etc. A cena foi chocante!
Quando retornei à sala, de maneira intencional contei às crianças a história O Menino Que Quase Morreu Afogado No Lixo, da Ruth Rocha. Fiz a interpretação oral juntamente com as crianças e pontuamos algumas ações para que os materiais recicláveis domiciliares não fossem parar no meio ambiente local. Umas destas ações era que os materiais recicláveis fossem levados à Escola limpos e separados para serem comercializados. Conclusão: naquele ano, evitamos que 487 kg de materiais recicláveis fossem parar no meio ambiente.
Em 2007 devido a esta ação, inscrevi o Projeto Viva-Verde no Concurso Cosipa Boas Ideias e Boas Ações na Categoria Consciência Social o qual obteve a 1ª colocação. 
Ainda neste ano, o Projeto Viva-Verde ganhou força, pois as crianças de outras salas começaram a trazer os materiais recicláveis. Foram mais 10 salas envolvidas. Evitamos que 3.983 kg de materiais recicláveis domiciliares, ou seja, quase 4 toneladas fossem parar no lixão da cidade ou no meio ambiente local. A comercialização dos materiais nos rendeu R$500,00. Desenvolvi paralelamente com a minha turma atividades pedagógicas, contemplando as áreas de linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, música, movimento e artes. Em dezembro, foi montada a "Feira Ambiental", espécie de mercadinho com alimentos, brinquedos, roupas etc. Lá as crianças utilizaram seus créditos adquiridos com a troca de materiais recicláveis e puderam realizar suas compras com os mesmos.
Em 2008 o Projeto Viva-Verde foi ampliado, comecei a fazer a compostagem (com os restos dos alimentos da merenda) e horta, para que as crianças pudessem ver com um olhar de observação, investigação e cuidado tanto o desenvolvimento das plantas, como também o processo de decomposição dos restos de alimentos e entender que os materiais orgânicos se decompõem com mais facilidade do que os recicláveis. Evitamos que 4.500 kg de materiais recicláveis fossem parar no meio ambiente. Inscrevi o Projeto Viva-Verde no Prêmio Ecopet (da Associação Brasileira da Indústria do Pet) na Categoria Educação Ambiental e no Prêmio Professores do Brasil 3ª Edição- Categoria Educação Infantil o qual também obteve premiações.
No ano de 2009 o Projeto Viva-Verde foi desenvolvido na EM Vereador Afonso Nunes (sala em anexo na EEPG Philomena Cardoso) no Guarujá, litoral sul do Estado de São Paulo, na área do Canal do Estuário, margem esquerda do Porto de Santos com os alunos do 1º ano A e foram evitados que 789 kg de materiais recicláveis domiciliares fossem parar no meio ambiente.
Neste ano de 2010 o Projeto Viva-Verde está sendo desenvolvido com o 1º ano C, na EM Herbert Henry Dow na Rede Municipal de Guarujá.
No mês de agosto, fui convidada pela equipe responsável pelo Patrimônio Ecologia para gravação de um comercial sobre o Projeto Viva-Verde que foi veiculado na TV Tribuna de Comunicações por aproximadamente uns 15 dias.
Sinto-me muito grata porque o Criador coloca em nossas mentes ideias que podem fazer a diferença na nossa vida, na vida de outras pessoas e do planeta.
Se você quiser, pode seguir as pegadas verdes do Projeto Viva-Verde, ficaremos muito felizes por você se unir a nós!!!

Sueli Silva Souza e Colaboradores