quinta-feira, 30 de junho de 2011

Início do Projeto Viva-Verde na Rua Seis no Santa Rosa III - 30-06-2011

"Antes de começar o trabalho de modificar o mundo dê três voltas ao redor de sua casa." Provérbio chinês

A nossa vida é mesmo um corre-corre não é?
Mas hoje, finalmente conseguimos lavar o contentor de materiais recicláveis, cedido pela Secretaria  do Meio Ambiente de Guarujá, através da Empresa Terracom.


Após a lavagem do contentor, foram distribuídas cartas convidando os moradores da Rua Seis para uma reunião que acontecerá no domingo dia 03 de julho às 15h para apresentação do Projeto Viva-Verde à vizinhança. Também serão dadas informações a respeito do procedimento em relação à limpeza e organização do material reciclável.
Aguardem as novidades!
Um abraço a todos os seguidores e leitores do Blog

sexta-feira, 17 de junho de 2011

História A Menina das Borboletas e Plantio na Floreira - 17-06-11

O livro paradidático  A Menina das Borboletas de Roberto Caldas, da Editora Paullus é um excelente material para trabalhar com as crianças conceitos relacionados ao meio ambiente, valores e perseverança.
Esta garotinha não desiste do seu objetivo que é fazer com que a sua plantinha floresça. Fica para nós um bom exemplo a seguir...rsrsrsrs

As crianças observaram cada sequência das figuras e participaram ativamente da história.
 Depois da narração da história, fomos a parte prática que foi o plantio das plantinhas na floreira. Tanto as floreiras, quanto a terra foi comprada pela APM da EM Hermínia Neves Vitiello, sob a direção da professora Valquíria Matos e coordenação da professora Anna Cláudia Gaffo, diga-se de passagem uma iniciativa muito bonita para deixar a Escola que já é uma gracinha muito mais graciosa.

Assim que retornarmos do recesso começaremos o plantio das hortaliças!
Have a nice Weekend!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Roda de história - A piabinha do Rio das Velhas, de Rosa Maria Ayres

Durante a V Feira Ambiental do Projeto Viva-Verde realizada nas dependências da EM Herbert Henry Dow em dezembro de 2010, contamos com a presença da escritora santista Rosa Maria Ayres, autora dos livros infantis As encrencas de Zé Trelelé: três histórias sobre ecologia e A piabinha do Rio das Velhas, da Editora Edições Paulinas.
Na ocasião, a escritora Rosa Maria Ayres presenteou-nos com a entrega de seus dois livros infantis sobre questões ambientais.



Neste ano aproveitamos a Semana do Meio Ambiente para narrar a história A piabinha do Rio das Velhas.  
As crianças amaram a história e conheceram alguns tipos de peixes, como a traíra, o piau, a piaba etc. Notaram também a semelhança do Rio poluído (Rio das Velhas) narrado na história e com muitos materiais recicláveis, com o Rio próximo à escola (Rio do Meio) que durante o passeio para a observação do entorno da  Escola percebemos também a presença de muito lixo. 



Depois da narração da história, as crianças manusearam o livro, observaram as figuras e em seguida, desenharam sobre tema. 





Queremos agradecer à escritora Rosa Maria Ayres por escrever histórias tão emocionantes, bem ilustradas e que  ajudam-nos a refletir sobre os problemas ambientais que estão ao nosso redor!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Atividades realizadas na Semana do Meio Ambiente - 01 a 07 de junho

Para dar início a Semana do Meio Ambiente a EM Hermínia Neves Vitiello, sob à direção da professora Valquíria Mattos e coordenação da professora Anna Cláudia Gaffo contou com a participação  da Polícia Militar Ambiental representada através dos policiais Angelo Marcos de Souza e Paulo Martins da Silva que apresentaram às crianças o PROCCAM -  Programa Comunitário de Conscientização Ambiental.



Os policiais ambientais utilizaram a Cartilha de Educação Ambiental ilustrando sobre o perigo de soltar balões e que é caracterizado como crime ambiental, através da Lei 9.605, artigo 42, sujeito a pena de até três anos de detenção, pois esta prática apresenta riscos às florestas e demais formas de vegetação. Outros assuntos tratados foram em relação as queimadas, pesca durante a Piracema, corte ilegal de árvores, veículos desregulados que emitem fumaça, causando poluição ambiental, maus tratos a animais, lixo nos córregos, trazendo a contaminação, a importância da coleta seletiva, animais silvestres presos em gaiolas, economia de água e proibição da caça.


Após a apresentação da Cartilha, as crianças maravilharam-se com os animais empalhados e aproveitaram para posar em algumas fotos...rsrsrs
Acompanhem estes momentos de conscientização ambiental e diversão na vida das crianças!
Outra coisa, quem quiser contatar com os policiais a respeito do Programa Comunitário de Conscientização Ambiental é só ligar para: 
Polícia Militar Ambiental -  1ª Companhia - (13) 3358-4669 / 3358-4417 Guarujá / SP.