quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Observação e Registro das Hortaliças na EM Herbert Henry Dow - 27-10-2010

"Antes de começar o trabalho de transformar o mundo dê três voltas ao redor de sua casa". Probérbio chinês

Hoje  pensei neste provérbio e nas situações ao meu redor...
Os mais próximos a mim são as pessoas da minha casa e os meus alunos, então pensei: - Como posso ter uma ação na vida deles? O que posso fazer? Qual é a minha responsabilidade na vida destas pessoas?
Hoje foi bem legal com os meus alunos...
Dei prosseguimento a observação das hortaliças na horta e levei as crianças para esta observação junto comigo.
Pensei: - Como que aquelas sementinhas se transformaram em hortaliças tão lindas!
Estas questões me fizeram refletir sobre a minha vida e minha prática pedagógica com as crianças, sabe por quê?
Se eu não tivesse preparado a terra e semeado aquelas sementes, não teria me maravilhado com o que vi hoje...
"Quem planta colhe"! Estou semeando na vida dos meus alunos oportunidades, esperança, alimentando sonhos e acima de tudo cumprindo com alegria e amor a tarefa a qual eu fui chamada; a tarefa de ensinar, de fazer apontamentos e de fazer com que o meu aluno possa ver aquilo que vemos, no entanto, com  um novo olhar e significado próprio. Cada um tem uma maneira diferente de enxergar a vida!
Na nossa correria do a dia a dia, não paramos para contemplar o "romper da semente", a transformação desta em broto, em muda e depois em hortaliças adultas...
Os meus alunos são como mudas, precisam ser vitaminados, regados e tratados com cuidado.
Depois de toda a observação na horta, as crianças fizeram os seus registros.
Verifique nas fotos abaixo e veja que gracinha!!!
Um abraço,
Professora Sueli

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Vamos brincar de Feirinha Legal ? 22-10-2010

Hoje é sexta-feira, dia do brinquedo.
Tenho na minha sala de aula um brinquedo chamado "Feirinha Legal".
As crianças amam brincar de "Feirinha Legal", pois, simulam a venda de legumes e frutas, pesam os alimentos saudáveis.
Neste brinquedo há caixa, balança e dinheirinhos.
Este brinquedo também é um dos materiais pedagógicos do Projeto Viva-Verde.

Narração da história Na Venda Tem - 22-10-2010

A história Na Venda Tem é um excelente livro para-didático para trabalhar com as crianças o Sistema Monetário Brasileiro.
Escrito por Nye Ribeiro e ilustrado por Suzete Armani, este livro faz parte de um dos materiais didáticos utilizado no Projeto Viva-Verde para ilustrar tudo o que podemos encontrar em vendas, feiras, supermercados etc.
Na verdade, a narração desta história funciona como uma prévia, ou seja, uma preparação para as compras que as crianças farão em dezembro, durante a V Feira Ambiental.
A ilustração também é linda, pois é feita com minuciosidade na massinha de modelagem.
Apesar do momento das compras da Feira Ambiental não utilizar o Sistema Monetário Brasileiro, na narração da história e nas ilustrações as crianças percebem os preços em Reais.
Durante a Feira Ambiental, o Projeto Viva-Verde possui um Sistema Monetário Próprio,com o uso de um cartão de crédito, adaptado às crianças com a faixa etária entre os 5 e 6 anos.
O uso do Caranguejo's Card tem como objetivo dar a criança autonomia no momento de efetuar as suas compras.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Reunião de Pais da EM Herbert Henry Dow - 21-10-2010

Hoje realizamos na EM Herbert Henry Dow a reunião de pais e mestres referente ao 3º bimestre.
Foi um momento muito importante e significativo, onde repassamos os comunicados referentes ao andamento escolar e rendimento pedagógico das crianças.
Na reunião também pude repassar aos pais os registros de participação das crianças no Projeto Viva-Verde. Os pais observaram o "Álbum da Coleta Seletiva", os desenhos da História O Menino Que Quase Morreu Afogado no Lixo, da escritora infanto-juvenil Ruth Rocha, a História A Menina das Borboletas, do escritor Roberto Caldas e a Incrível História do Mundo Que Ía Morrer (Material elaborado pelo SESI).Outras atividades de raciocínio lógico matemático como a malha quadriculada que envolve contagem em unidades e escrita dos numerais, a atividade das placas das hortaliças. Os pais comentaram sobre a atividade da cesta das frutas que foram levadas para casa no dia anterior.
Os pais ficaram admirados com os desenhos de algumas crianças, mas, o que mais lhes chamou a sua atenção, foi o "Álbum da Coleta Seletiva".
Segundo relato de alguns pais, as crianças não permitem que eles joguem mais fora nenhum dos materiais recicláveis domiciliares, pois, querem trazer todos eles para o Projeto Viva-Verde.
Diante destes relatos, vejo o envolvimento das crianças que cada vez mais ampliam o sentimento de cuidado ao meio ambiente e também de construção matemática ao colarem as figurinhas no Álbum da Coleta Seletiva" a cada participação e terem um recurso para o desenvolvimento de várias outras atividades.
Os pais também foram comunicados que o recolhimento dos materiais recicláveis domiciliares será até o dia 10 de dezembro e que a V Feira Ambiental será no dia 17 de dezembro às 15:00h.
Fizemos uma somátoria em relação aos dias e as crianças ainda possuem a oportunidade de participarem 32 vezes.
Estou muito feliz pelo envolvimento das crianças e dos seus respectivos pais, pois, situações como esta, deixam-nos muito felizes e realizadas com aquilo que fazemos!

Atividade da Cesta das Frutas - Alimentação Saudável - 20-10-10

A atividade da cesta das frutas, tem como principal objetivo trabalhar com as crianças sobre quais grupos de alimentos oferecem uma alimentação saudável.
Expliquei às crianças que as frutas são alimentos importantes para o nosso crescimento e que também possuem vitaminas.
Através desta atividade expliquei que o local onde há muitas árvores frutíferas é o pomar.
Próxima ação desta atividade será a Música Pomar da Palavra Cantada.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Atividade das Placas de Identificação - 19-10-2010

Após algumas semanas de plantio das hortaliças, propus as crianças do 1º ano C uma atividade bem significativa que eu a intitulei como "Placas de Identificação", cujo o principal objetivo foi trabalhar a identificação e os nomes das hortaliças que estão na horta da EM Herbert Henry Dow.
O procedimento ocorreu da seguinte forma:
* Observação das hortaliças (desenvolvimento e diferenças);
* Entrega das placas de identificação aos alunos:
* Conversa sobre a correspondência das hortaliças aos seus respectivos nomes;
* Colocação das placas nos seus devidos lugares.
Depois do contato das crianças com a horta, voltamos à sala e fomos para a atividade escrita, onde as crianças tiveram que preencher as placas de identificação com as letrinhas que faltavam, formando as palavras alface, cenoura, chuchu, feijão e coentro.
Como complemento a esta atividade as crianças fizeram pesquisas em encartes de supermercado, recortaram e colaram as hortaliças correspondentes às que estão na horta.
Em roda de conversa, expliquei a elas sobre a importância de comermos alimentos saudáveis, como as verduras e legumes.
Ótima atividade para ser trabalhada oralidade, escrita e ciências!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Montagem da Composteira - 05-10-2010

Um dos recursos que forma o tripé do Projeto Viva-Verde é a compostagem. É através da compostagem dos restos dos alimentos, folhas e talos, que as crianças observam a decomposição e entendem o quanto é importante a observação deste processo. É durante este período que explico as crianças o que é a decomposição dos alimentos, que trocando em miúdos é o apodrecimento que qualquer recurso natural sofre, inclusive o homem.
Aproveito e coloco juntamente com os restos dos alimentos uma pequena garrafa plástica, para que a criança possa perceber que os materiais recicláveis não se decompõem com a mesma facilidade do que o material orgânico, daí a importância da coleta seletiva dos materiais recicláveis.
Após a montagem da composteira, fizemos o seu registro.